best css templates
Mobirise

O meu cão reage mal aos outros cães

Se, durante os passeios, o seu cão é reativo aos cães com que se cruza, o primeiro passo será identificar a natureza da reação.

Deverá começar por observar atentamente o seu cão para poder identificar a natureza da reação:
  • fica curioso em relação ao outro cão?
  • puxa a trela para chegar ao outro cão?
  • ladra e rosna ao outro cão?
  • evita o cão e só reage quando o outro se aproxima?
  • que tipo de postura corporal assume?
  • as orelhas ficam levantadas? O pelo eriçado?
Deverá, assim, começar por observar atentamente o seu cão. Por norma os cães são reativos/agressivos em relação a outros por medo.
Em circunstâncias normais qualquer ser vivo, perante o medo, tende a dar uma resposta de fuga: afasta-se do elemento que lhe causa medo. Contudo, não se esqueça que está a passear o seu cão pela trela, pelo que ele sente-se preso, sabendo que caso necessite de fugir não o pode fazer.
Se refletir um pouco, facilmente reconhecerá que, quando vê um cão, tende logo a fazer força na trela, chegando o cão para perto de si e fazendo-o sentir, por isso, ainda mais limitado na possibilidade de fuga.
Ora, perante estas circunstâncias, o seu cão assume uma agressão defensiva, isto é, não podendo fugir, decide que a melhor defesa é o ataque.
Este é o principal motivo de agressividade entre cães, mas outros existem que devem ser corretamente identificados. Se for o caso, peça ajuda a um profissional para tornar os seus passeios mais serenos.