amp templates
Mobirise

Como convencer o seu cão a largar um objeto

Como imagina, não vai ser de um momento para o outro que vai conseguir "convencer" o seu cão a largar aquilo que, naquele momento, tanto prazer lhe está a dar.

Antes de mais: ao contrário do que possa pensar, não tem mal nenhum brincar ao "puxa" com o seu cão. Não é por fazer esta brincadeira que o seu cão vai ficar agressivo ou "dominante". É, aliás, esta brincadeira que permitirá que, com treino, ele largue um objeto.
O jogo do "puxa" (uma argola, uma corda,...) é muito importante para o treino de autocontrolo, mas tem de ser feito com regras. Deixamos o cão puxar durante algum tempo e oferecemos resistência. Se o nível de excitabilidade do cão escalar muito, devemos interromper o jogo, uma vez que não pretendemos um cão descontrolado.
  1. Comece por desafiá-lo para a brincadeira.
  2. Deixe-o agarrar numa ponta e puxe pela outra, abanando também para a esquerda e para a direita.
  3. Ao fim de algum tempo diga "larga" e deixe de puxar, dando completa folga ao objeto, mas sem o largar.
  4. Se o seu cão continuar a puxar (é provável que o faça), largue o objeto e desvie o olhar, como se estivesse desinteressado. O objetivo é que ele perceba que, se não largar, a brincadeira acaba.
  5. O mais provável é que ele lhe ofereça de novo objeto para continuar a brincadeira. Inicie, então, o jogo.
  6. Com o treino, o seu cão aliviará a força quando diz "larga" e começará a largar o objeto para que a brincadeira recomece.
Nos intervalos peça uns "senta" e uns "deita" como condição para o reinício do jogo. Com um treino consistente terá em pouco tempo uma situação destas: