Porque razão alguns cães são agressivos?


Existem vários motivos para os problemas de comportamento agressivo em cães, e uma forma de os entender é procurar perceber a função ou a finalidade da agressão.

Porque razão alguns cães são agressivos?

Se o seu cão foi agressivo ou está a tornar-se agressivo, comece por identificar as circunstâncias da agressão. Contra quem foi? O que aconteceu? Em que circunstâncias ocorreu?


De uma forma simples, podemos assumir a seguinte classificação para o comportamento agressivo em cães:


Agressão territorial
Quando o cão é agressivo com pessoas ou animais que invadem o seu espaço, por vezes independentemente de o intruso ser amigo ou não.


Agressão de proteção
Alguns cães têm comportamentos de agressão de proteção perante indivíduos que consideram particularmente vulneráveis. Esta situação pode ocorrer com o nascimento de uma criança, por exemplo, tornando-se o cão agressivo para quem se aproxima do bebé.


Agressão possessiva
Alguns cães revelam tendência para protegerem as suas posses, tornando-se agressivos quando nos aproximamos da tigela da comida ou dos seus brinquedos.


Medo de agressão
Perante o medo, tendemos a dar uma resposta de fuga: afastamo-nos do elemento que nos causa medo. Um cão com medo normalmente adota posturas de medo e recua, mas pode tornar-se agressivo se encurralado ou preso.


Agressão defensiva
Os cães agressivos defensivos são motivados pelo medo, mas em vez de recuarem, decidem que a melhor defesa é um bom ataque.


Agressão social
Designado por vezes por dominância ou agressão por status, este comportamento faz com que o cão, apesar de perfeitamente confiável com o dono, seja agressivo com estranhos ou mesmo com outro membro da família.


Agressão provocada por frustração
Um cão excitado ou interessado num objeto pode tornar-se agressivo em relação à pessoa que o impede de alcançar esse mesmo objeto.


Agressão redirecionada
Este tipo de agressão é muito semelhante à agressão provocada por frustração, com a ressalva de que o cão não precisa de se sentir frustrado. Ela ocorrer quando o cão redireciona a sua agressividade da fonte para a pessoa ou animal que tenha interferido. Por isso, é perigoso interferir numa luta de cães.


Agressão por dor
Um cão meigo pode ter um comportamento agressivo se estiver com dores. Por isso devemos ser extremamente cuidadosos a manipular um cão ferido.


Agressão predatória
Neste tipo de agressão raramente há qualquer aviso prévio. Um cão, vendo um gato, por exemplo, sai disparado sem ter ladrado, rosnado ou mostrado os dentes.


Determinar em relação a quem ou o quê o seu cão é agressivo é essencial para entender o seu comportamento. E a forma mais segura e eficaz de abordar um problema de agressão é implementar a modificação do comportamento sob a orientação de um profissional qualificado.



Voltar



© Dogs in class. Todos os direitos reservados