Como preparar o seu cão para a chegada de um bebé


Quando a família aumenta com a chegada de um bebé, deveremos ter cuidados especiais para o apresentar ao nosso companheiro de quatro patas.

Como preparar o seu cão para a chegada de um bebé

Ainda antes da criança nascer, faça-se acompanhar, de vez em quando, de um boneco ao colo, com o cheiro das loções que o bebé utilizará no futuro. Deixe o cão cheirar o boneco sem, no entanto, lhe tocar.


Procure antecipar a alteração de rotinas que vai ter no seu dia-a-dia e introduza-as gradualmente ao seu cão. As horas dos passeios vão ser alteradas? As horas de brincadeiras vão mudar? Comece aos poucos a fazer os novos horários.


Exponha gradualmente o cão a sons de bebés a chorar (gravações áudio), fazendo-o sempre de uma forma serena e não reforçando eventuais ansiedades que ele manifeste. No início mostrar-se-á perturbado, mas ignore, comportando-se como se nada de anormal estivesse a acontecer (nestas alturas não o acaricie).


Idealmente, enquanto a criança ainda está na maternidade, disponibilize ao seu cão roupas que já tenham sido usadas pelo bebé, para que se comece a familiarizar com o seu odor. Pode mesmo vestir o boneco com estas roupas.


Na chegada a casa, deverá ser a mãe a primeira a entrar e a cumprimentar o cão, uma vez que foi a que esteve mais tempo ausente.


Após uma festa inicial, deverá prender com uma trela o cão antes de o outro membro da família entrar com o bebé ao colo.


Nos primeiros tempos, a presença do cão com o bebé deve ser feita sempre com trela. Mas, sempre de uma forma muito serena, deve permitir que o seu cão sinta o cheiro do bebé e satisfaça alguma curiosidade.


Sempre que o cão se manifestar mais ansioso, afaste-o serenamente da criança e promova alguns jogos e brincadeiras.


Não secundarize o seu cão: continue a dar-lhe a atenção e o carinho que ele merece.


Regra básica: nunca, mas nunca, deixe o cão sozinho com o bebé, por muito meiguinho que ele seja.


Como preparar o seu cão para a chegada de um bebé


Voltar



© Dogs in class. Todos os direitos reservados