5 condições para ter um cão


Não é porque gosta de cães que deve ter um. Veja aqui as 5 condições mínimas que consideramos necessárias para ter um cão.

5 condições para ter um cão

1 - Amor pelos animais
Esta é obviamente a condição fundamental. Se não gosta de animais ou se não tem por eles grande empatia, não tome a iniciativa de ter um cão.



2 - Disponibilidade/tempo
Não basta, contudo, gostar de animais. Se gosta de cães mas a sua vida particular e/ou profissional faz com que esteja ausente de casa muitas horas, não adquira um cão. Tem que pensar que este companheiro vai estar o dia todo sozinho, ansioso que chegue a casa. Nestas condições, não lhe dará a atenção que ele merece.
Não esqueça que mesmo tendo tempo, deve ter disponibilidade para brincar com o seu cão, passeá-lo (faça sol ou faça C-H-U-V-A), treiná-lo ou levá-lo ao veterinário.



3 - Capacidade financeira
É inevitável escondê-lo: um cão dá despesa! Terá de ter alguma folga financeira não só para as despesas correntes (ração, brinquedos, vacinas…), mas também para qualquer imprevisto que possa acontecer: um acidente, uma cirurgia com que não estava a contar, um dano causado a terceiros pelo cão, etc. Para isso, nada melhor do que um seguro.



4 - Não se importar com o pêlo
Se gosta muito de cães mas detesta pêlo em casa, então esqueça! Por muitos banhos que dê, tosquias e ecovadelas, vai sempre ter algum pêlo em casa. Se não consegue conviver com isso, não adquira um cão.



5 - Paciência/tolerância
Os animais exigem também paciência. Vai haver dias em que está cansado/a e o seu cão apenas quer brincadeira, no início vai encontrar muitos “presentinhos” pelo chão, possivelmente algumas mobílias roídas… Se não está disposto/a a relativizar alguns aspetos em alguns momentos, então não tenha um cão.



Se reúne estas cinco condições mínimas, então está em condições de começar a pensar em ter um cão. “Pensar”, porque há muito mais para refletir:
- se vai comprar ou adotar um cão;
- se há alguma raça específica que pretende (e quais as suas características);
- se tem crianças ou idosos em casa;
- se todo o agregado familiar está comprometido;
- qual o espaço que tem;
- como é que vai fazer nas férias;
- como vai fazer quando surgir um imprevisto e não puder ir a casa;


Ter um cão é maravilhoso, mas não se esqueça: é antes de tudo uma enorme responsabilidade!



Voltar



© Dogs in class. Todos os direitos reservados