5 sinais de que o seu cão necessita de mais estimulação mental


Já algumas vez se questionou porque é que o seu cão rói as pernas das cadeiras, os roda-pés ou o sofá? Ou limita-se a dizer que ele faz isso apenas para o/a aborrecer?

5 sinais de que o seu cão necessita de mais estimulação mental

Muitos pensam que bastará por o cão a correr, cansá-lo, para que ele perca o ímpeto destrutivo. Contudo, mais do que exercício físico, o seu cão poderá estar a necessitar de estimulação mental. Sim, estimulação mental! Exercícios que fomentarão a neurogénese, o desenvolvimento cognitivo, estimulando a memória e prevenindo o stress.


Seguem-se alguns sinais de que o seu cão pode estar a necessitar de mais estimulação mental.


1 - NÃO PÁRA QUIETO
Se o seu cão não tem momentos de relaxamento, de descontração, mesmo depois do exercício físico, é porque necessita de algum exercício intelectual.


2 - DESTRÓI TUDO
Não é por maldade ou apenas por estar a mudar os dentes, quando cachorro, que o seu cão destrói tudo em casa. Se, apesar de fazer exercício físico, ele continua a destruir tudo, isso pode significar que necessita de mais atividade intelectual, para contrariar o estado de ansiedade.


3 - CORRE ATRÁS DA PRÓPRIA CAUDA
Este é daqueles comportamentos com que tem de se preocupar. Além de poder ser uma manifestação de problemas de saúde (aconselhe-se com o veterinário), pode ser sem dúvida a prova de necessidade de mais estimulação mental.


4 - LADRA A TUDO E A TODOS
Se o seu cão tem este comportamento, necessita de treino, uma vez que vê em tudo uma ameaça. Necessita também de desocupar a mente, pelo que deverá fornecer-lhe desafios mais interessantes do que estar sempre a imaginar que tudo e todos lhe vão fazer mal.


5 - CAVA BURACOS
Apesar de ser um comportamento natural em algumas raças, cavar buracos é normalmente um sinal de aborrecimento, pelo que deverá fazer mais estimulação mental.



Como estimular mentalmente o meu cão?

Existem muitas formas de estimular mentalmente o seu cão. Talvez a mais simples seja acabar com a taça da comida. Sim, acabar com a taça da comida! Na hora de comer, espalhe a ração no chão, longe do seu olhar. Depois convide-o a procurar, obrigando-o a fazer exercícios de nariz.


Pode fazer o mesmo com caixas de cartão, umas dentro de outras, colocando ração na mais pequena, obrigando por isso a um exercício de resolução de problemas. Pode embrulhar a comida numa toalha e dar um nó. Ou então adquirir alguns brinquedos de estimulação mental ou dispensadores de comida, que facilmente encontra em qualquer loja de animais. Divirta-se a esconder o brinquedo favorito do seu companheiro enquanto ele se diverte a encontrá-lo.


Com um pouco de imaginação e dedicação consegue facilmente estimular mentalmente o seu cão e contrariar muitos dos problemas que tem hoje em casa.



Voltar



© Dogs in class. Todos os direitos reservados